Anuncio

Serpro disponibiliza Telecentro para o Projeto Semente de Ciência

O projeto recebe a doação 22 computadores para montar o laboratório

Vinte e dois computadores foram doados ao projeto Semente da Ciência pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). A inauguração do Telecentro com os equipamentos recebidos ocorreu esta semana, dia 24, na sede do projeto, no bairro da Liberdade, em Salvador.

Jorge Vasconcelos, representante da empresa pública, afirma que o Telecentro tem a finalidade de promover a inclusão digital, aprofundar os conhecimentos dos jovens e os preparar para o mercado de trabalho. Acrescenta ainda que é interesse da Serpro investir em ações sociais como essa, porque estão de acordo com o que a instituição acredita.

No evento, estavam presentes também os jovens participantes do Semente de Ciência, professores, a equipe de coordenação do projeto e a representante do Programa Jovens Baianos, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Luciana Santos.

Foi em uma visita técnica do Semente de Ciência ao Serpro que se estabeleceu o primeiro contato entre as duas organizações. “O objetivo era fazer com que os jovens aprendessem a rotina de uma empresa com o know-how do que eles aprendem em sala de aula”, esclarece Carolina Barreto, coordenadora do projeto.

Vasconcelos confessou ter ficado impressionado com a cerimônia de certificação da 3ª turma do Semente. Ele reconheceu a importância do projeto na vida desses alunos e ficou ainda mais confiante que a iniciativa é merecedora do Telecentro. “Não tinha ideia de que era um projeto tão grande, mas com essa doação espero que uma parceria seja estabelecida”, parabeniza.

O discurso do representante do Serpro na inauguração interessou todos os alunos, mas a conversa com Vasconcelos foi o que Cleidison Santana estava esperando. O aluno do Semente participa e desenvolve um projeto social em São Cristovão com a Pastoral da Criança. “É um trabalho de inclusão digital para deficientes físicos, autistas e pessoas com problemas de coordenação motora”, explana. A expectativa do estudante é que desse diálogo possa nascer a parceria para um novo Telecentro.

Telecentros

Na Bahia, há 35 Telecentros inaugurados por iniciativa do Serpro em comunidades quilombolas, escolas públicas e um em aldeia indígena. O próximo a ser inaugurado será no Pelourinho, destinado para moradores de rua. Os Telecentros foram uma alternativa elaborada pelo Serpro para contribuir para a sociedade, já que, anteriormente, esse material era vendido para outras empresas. Hoje, as doações são destinadas a projetos e organizações filantrópicas nas quais a inclusão digital esteja em suas metas.