Anuncio

Turma de aprendizes conclui percurso formativo

Aprendizes e uma das empresas parceiras contam como foi a experiência

“Eu nunca tinha tido uma experiência de trabalho. Me surpreendi com as pessoas, que foram muito receptivas, consegui fazer amizades e aprendi a ter responsabilidade. Vou levar para a vida toda e acho que vai ser mais fácil encontrar emprego”. É assim que Gabriela Portela, 18 anos, resume o período como aprendiz. Ela faz parte do grupo de 25 jovens que participaram do Programa de Aprendizagem realizado pela AVSI Brasil, com 400 horas de formação teórica e 880 de formação prática em empresa.

Na última semana, os jovens da turma 2015-2016 retornaram à instituição para assinar a documentação e finalizar oficialmente o percurso de aprendizagem. Esses jovens desempenharam atividades na empresa CBV, no administrativo e em projetos da AVSI Brasil (Semente de CiênciaSemeando Ciência no Pacto pela Vida e Eficiência Energética).

Um desses jovens foi Bruno Silva, que cursou Suporte ao Usuário de Informática no projeto Semente de Ciência e foi aprendiz no setor de Informática da AVSI Brasil. “Tinha uma responsabilidade grande, porque mexia com arquivos e documentos importantes, mas tive a orientação e a motivação do meu chefe. Ele me dava autonomia. Foi ótimo, aprendi muito e conseguia realizar atividades de um técnico em informática. Posso ter várias experiências, mas essa vou levar pra sempre”, ressalta Bruno.

Para Bruno Sacramento, contador da AVSI Brasil, “foi uma experiência boa ter os aprendizes trabalhando aqui comigo. Acho que consegui passar alguns valores sobre o trabalho, como sempre fazer a coisa certa, não esconder os erros e não ter vergonha de perguntar”, afirma Sacramento.

Acompanhamento

Durante a aprendizagem, os jovens recebem acompanhamento semanal da coordenadora pedagógica Milena Nunes e participam de atividades e oficinas que contribuem para ter uma postura adequada no ambiente de trabalho.

Essa rotina foi importante para Roberto dos Santos, 19 anos. “Fui a uma seleção de estágio e a avaliadora me disse que eu tinha uma atitude diferente e uma experiência que ia além do que ela precisava para a vaga”, conta Roberto.

Parceria com empresas

Para Marcelo Nascimento, responsável pelo setor de Recursos Humanos da CBV, “ter os aprendizes na empresa foi de grande valia para eles e para nós. Todos tinham muita vontade de aprender, eram muito dedicados. Um dia, ficou uma atividade pendente à tarde e, no dia seguinte, o aprendiz estava lá de manhã para concluir. Não esperávamos isso porque não era o horário de serviço dele. Se não estivéssemos em um período de demissões na empresa, teríamos contratado os aprendizes, com certeza”, relata Nascimento.

A parceria com a CBV, empresa do ramo de pavimentação de estradas com mais de 20 anos de mercado, teve início em 2013 e ano a ano vem sendo renovada. A confiança permitiu que a AVSI Brasil contribuísse para estruturar e implementar o programa de aprendizagem na empresa. “A equipe AVSI esclareceu nossas dúvidas e sempre nos deu o maior apoio. Em 2016, vamos continuar com a parceria e ter novos aprendizes”, assegura Nascimento.

Aprendizagem AVSI Brasil

O Programa de Aprendizagem da AVSI Brasil conta com 1.280 horas, carga horária que contempla a formação teórica (com Formação Humana,  Português e Matemática) e prática na empresa parceira.

Como entidade formadora reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, oferece apoio à definição e implantação de um programa interno de aprendizagem na empresa, processo seletivo, formação teórica profissional e metódica, fardamento para o jovem, orientação vocacional, acompanhamento na educação formal e acompanhamento durante a prática na empresa (com visitas in loco e oficinas).